News

News

Acompanhe as principais notícias diretamente do site oficial

☛ FIFA

☛ PES

 


 

FIFA 19 e PES 2019: Quais são as armas de cada game para conquistar o jogador na nova temporada

A nova temporada do futebol virtual vai começar e os maiores nomes estão prontos para conquistar o gosto do jogador. FIFA 19 e PES 2019 são duas das franquias mais importantes dos videogames, pois se tratam de simuladores do esporte mais popular do globo.

Lançadas anualmente, as duas franquias se movimentam para oferecer ao jogador uma nova experiência a cada jogo, com elementos, licenças, modos de jogo que chamem a atenção do público.

Se você não é um fanático por alguma das franquias, aquele que compra um novo jogo independente das novidades, precisa saber o que os jogos da EA Sports e Konami têm a oferecer.

Em suma, descubra o que FIFA 19 e PES 2019 tem para oferecer para conquistar o seu gosto.

JOGABILIDADE

De alguns anos para cara, a diferença clássica entre simulação e arcade deixou de existir, já que ambas as franquias se aproximaram quanto a jogabilidade. Assim, as diferenças entre os simuladores ficam mais na maneira como os controles e o jogo são manuseados.

Pro Evolution Soccer aposta na inclusão de novas habilidades em campo, a fim de aumentar a gama de jogadas para vencer o adversário. Assim, com uma maior gama de movimentos, visa aproximar o game ainda mais ao que os atletas de verdade fazem nos gramados.

Serão onze ao todo, incluindo dribles (como a virada do rosto de Ronaldinho Gaúcho), giros, movimentos de defesa, controle de “cavadinhas” e ações aprimoradas para o goleiro pegar pênaltis.

Para a temporada 2019, FIFA traz um pacote de novidades. Para começar, o sistema de Toque Ativo, que afetará a maneira como o jogador domina a bola. Entre os mais habilidosos, aumentará a velocidade de reação para passes de primeira e dribles, pois, segundo a EA, permitirá maior controle sobre esse fundamento.

Fifa também terá as Táticas dinâmicas, acesso e administração mais rápida para trabalhar com a formação do time, algo visto é bem utilizado por PES há um bom tempo. Por fim, a maior aposta (e perigo) para o game da EA é a Finalização calibrada, uma nova camada à ação do chute que testará a habilidade do jogador em saber o momento exato de chutar para ter maior eficiência.

NARRAÇÃO

A voz dos simuladores não terá modificações na nova temporada. FIFA 19 traz a dupla Thiago Leifert e Caio Ribeiro, que seguem o estilo de bate-papo, quase uma conversa informal em vários momentos do jogo. A narração é contextualizada e há espaços para um humor leve.

Já Pro Evolution Soccer 2019 contra-ataca com Milton Leite e Mauro Beting, que dão um ar mais formal e próximo ao que temos na narração clássica de futebol. Trata-se de um trabalho mais “limpo”, ou seja, padrão. Suas frases são mais genéricas para que sejam usadas em mais partidas e o tom é mais preocupado em mostrar o que está acontecendo em campo.

LICENÇAS

Se PES e FIFA entrassem em campo para decidir qual é o game preferido da galera, as licenças seriam a disputa no meio campo. O direito de mostrar ligas, clubes e jogadores se tornou o grande diferencial das franquias para chamar a atenção dos consumidores, ainda mais tendo que justificar o injustificável, o lançamento anual de seus jogos.

FIFA 19 vem forte esse ano. Além de contar com grandes ligas, como Espanha, Alemanha e Inglaterra, a nova temporada reserva uma aquisição de peso, a licença das duas maiores competições entre clubes do Velho Continente: Liga Europa e Champions League, incluindo times, formato e identidade visual.

As licenças das ligas afetam seus respetivos clubes e muitos deles vêm completos, incluindo uniformes e clubes. Entre os estádios, temos todos da Premier League, Allianz Arena e Stadium, Parc des Princes, San Siro e Santiago Bernabéu.

Se houve a diminuição de licenças em PES nos últimos anos, a Konami tem mostrado uma estratégia alternativa para contar com conteúdo diferenciado para seu jogo. No lugar de “pacotes completos” de licenças, a empresa japonesa tem apostado em parcerias regionais com grandes clubes.

A partir de seu maior parceiro, o Barcelona, a Konami costurou acordos com grandes times em todo globo. Além de acesso a ligas como a russa, argentina e diversas outras, o jogo terá mais de 40 estádios, alguns deles exclusivos, como a casa do Barça, o Camp Nou.

 

BRASILEIRÃO

A paixão do brasileiro por futebol, e por seus simuladores, faz com que as empresas olhem (ou não) com cuidado para nosso mercado. Em FIFA 19 o cenário é deficitário. Sem uma unidade entre os clubes e a falta de maior interesse da EA em concretizar um projeto nacional, o Brasileirão acaba sendo genérico. Este ano, em especial, estará bem desfalcado por clubes exclusivos.

PES é o responsável pelo desfalque, pois a Konami acerta em ter o máximo de material do mercado brasileiro. PES 2019 terá cinco clubes exclusivos (Flamengo, Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo e Palmeiras), além de estádios destes clubes, sendo o Allianz Parque, do Verdão, exclusivo.

 

MODOS DE JOGO

Jogar PES ou FIFA vai muito além de uma partida avulsa de futebol, e a longevidade de game de esporte passa muito pelo que oferece em seus modos de disputa. Aqui é outro ponto importante na disputa de mercado.

FIFA 19 contém diversos modos com características próprias. Da opção mais “videogame”, Jornada, na qual controlamos a vida de aspirante a estrela do futebol, ao subutilizado Pro Clubs, onde cada clube abriga até 11 jogadores, o jogo da EA usará a chegada da Champions à franquia para aperfeiçoar sua experiência, principalmente em seu carro-chefe, o Ultimate Team.

O modo mais popular de FIFA volta para desafiar o jogador a montar seu esquadrão e para a EA lucrar com o dinheiro gasto em FIFA Coins e Points.

A Champions League é a grande novidade para a franquia da EA Divulgação/EA Sports

Como novidade, surgem as novas formas do Kick Off, o modo básico de jogo. O game terá partidas cujas regras serão mudadas pelo jogador, como jogos sem regras, com parâmetros de vitória diferente ou onde só vale gols de fora da área, por exemplo.

Já PES 2019 aposta na tradição de seus modos de jogo, como o consagrado, principalmente na visão público brasileiro, Master League. O nível de administração em diversas plataformas permite ao jogador criar, desenvolver e fazer com seu clube se torne vencedor.

Para se aproximar do sucesso de Ultimate Team, surge o seu equivalente, o modo myClub, que vem ganhando força. A Konami coloca cada vez mais nomes lendários para montarmos nosso elenco e desafiar os demais jogadores.

VERSÕES

PES 2019 e FIFA 19 terão três versões cada na nova temporada. Confira quais são e seus respectivos bônus:

PES 2019

• Standard: 10 empresários Premium, 3 Renovações de contratos por 10 semanas, Philippe Coutinho e David Beckham por empréstimo para o modo myClub;
• David Beckham Edition: 20 empresários Premium, 3 Renovações de contratos por 10 semanas, Philippe Coutinho e David Beckham por empréstimo para o modo myClub;
• Legend Edition, a mais completa, com 30 empresários Premium, 3 Renovações de contratos com 30 semanas, Philippe Coutinho e David Beckham por empréstimo para o modo myClub e um atleta Lenda dentre uma seleção de 11 nomes, incluindo Roberto Carlos e Maradona.

 

FIFA 19

• Standard: Até cinco pacotes Ouro Premium Jumbo e empréstimo de Cristiano Ronaldo para o modo Ultimate Team;
• Edição dos Campeões: 20 pacotes Ouro Premium Jumbo, acesso antecipado de 3 dias, empréstimo de Cristiano Ronaldo e Neymar, além de um jogador da Champions League;
• Ultimate, com 40 pacotes Ouro Premium Jumbo, acesso antecipado de 3 dias, empréstimo de Cristiano Ronaldo e Neymar, além de um jogador da Champions League.

FIFA 19 chega dia 25 de setembro com versões para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

 

Fonte: 17 Ago, 2018. e-Espn